Largo do Cardal, 3100-440 Pombal, Portugal | Tel. (+351) 236 200 220 | Fax. (+351) 236 200 220| info@cardalhotel.com
Share |
Hotel | Circuitos turísticos

Circuitos Turísticos do Concelho de Pombal


Rota dos Templários e do Barroco

Em Pombal comece por ver o Largo do Cardal, o Museu Municipal no edifício dos Paços do Concelho (antigo convento de Santo António) e a Igreja de Nossa Senhora do Cardal. Depois siga até à Praça Marquês de Pombal onde está a Igreja Matriz, os edifícios Pombalinos, a antiga Cadeia, o Celeiro do Marquês de Pombal e o Solar dos Condes de Castelo Melhor. Daí suba pela rua do Castelo, veja a torre quatrocentista do Relógio Velho e visite o Castelo de Pombal.

De Pombal, rume até Abiúl pela IC8, para conhecer a Praça de Touros mais antiga de Portugal e o Paço dos Duques de Aveiro.

Regresse a Pombal pela mesma estrada. Continue pela EN1, direcção Norte, para visitar a vila Templária da Redinha. No caminho do Louriçal, cruze a auto-estrada. Passe por Almagreira e Paço até chegar à EN237 que cruza com o vasto Largo do Convento das Clarissas no Louriçal. Do Louriçal siga pela EN342 que percorre os arrozais da ribeira da Castelhana, até à EN109 no Carriço. Volte à esquerda para visitar na Guia a Ermida alpendrada. Pela 531-1 regressará a Pombal passando por Ilha e por Carnide.

Duração do Percurso - 1 dia
Distância do Percurso - 98 Km

voltar acima


Rota da Serra da Sicó e do Anços

Saia de Pombal pela IC8 e siga até ao cruzamento de Ramalhais. Volte à esquerda para a EM526 e, decorridos 3 Kms, volte de novo à esquerda para Ereiras. A estrada sobe a caminho do coração da Serra de Sicó entre campos e paisagens inesquecíveis.

Ereiras e Pousadas Vedras são aldeias serranas construídas em pedra. Fique a olhar a doçura dos campos divididos por pequenos muros de pedra e os cumes agrestes da Sicó. À saída de Pousadas Vedras, a estrada começa a descer a Serra em curvas sucessivas oferecendo belas paisagens da aldeia de Jagardo.

No termo da aldeia de Estrada de Anços nasce, num recanto idílico, o rio Anços e o seu magnifico vale. A estrada do vale passa por Anços e Caruncho até chegar à Redinha. Visite a vila, suba à aldeia da Arroteia e veja daí a paisagem.

Pela EN1 venha até à Pelariga. Cruze os pinhais de Água Travessa para conhecer as aldeias serranas de Monte Vérigo, Vérigo, Barrocal e Caseirinhos junto a Pombal.

Duração do Percurso - 1 dia
Distância do Percurso - 61 Km

voltar acima


Rota dos Pinhais e das Praias

Saindo de Pombal pela 237, tome a direcção do litoral através da EN237-1. Esta estrada segue entre pinhais até à beira dos belos arrozais da ribeira de Carnide e de Ratos. Adiante é Mata Mourisca e Guia.

Entre, à direita, na EN109 e siga para Norte até Carriço. Aqui volte à esquerda e cruze a linha férrea. Para diante, a estrada atravessa, durante 4 Km, os pinhais que rodeiam a Mata Nacional do Urso, que começam no cruzamento a seguir à Casa do Guarda do Norte. Neste cruzamento volte à direita e continue até à próxima estrada alcatroada, onde deve virar à esquerda. A estrada é toda em recta e ladeia as dunas que se elevam perpendicularmente à costa, devido à força do vento. No final surge a vastíssima e sossegada Praia Dourada do "Osso da Baleia". Aproveite o sol e a frescura do mar.

No regresso, ao final da tarde, venha por Alhais, Silveirinha Pequena e Vieirinhos, junto à EN109. Venha até ao Carriço e daí volte à esquerda para o Louriçal, regressando a Pombal pela EN237.

Duração do Percurso - 1 dia
Distância do Percurso - 87 Km

voltar acima


Rota do Vale dos Poios

De Pombal rume à Redinha pela EN1. Chegando à sede de freguesia suba em direcção ao seu ponto mais alto para visitar a Capela da Nossa Senhora da Estrela situada a 350 metros de altitude. Neste local poderá observar uma imagem monolítica medieval brasonada. Aqui a vista é de tirar o fôlego. Consegue fácilmente avistar o mar e a Serra da Boa Viagem.

Desça em direcção ao lugar de Poios e prepare-se para uma caminhada até ao Vale dos Poios. Vale bem a pena. Uma paisagem indescrítivel de extraordinária beleza espera por si. Aqui encontram-se vestigíos da primeira presença humana na região. Visite as grutas e aprecie indícios remanescentes do paleolítico.

Continue a visita em direcção à nascente do Rio Anços e deleite os sentidos com o murmurar do caudal de água que brota das pedras. Dirija-se em seguida à sede de freguesia, observe a ponte românica e visite a Quinta de Santana donde poderá observar a paisagem luxuriante do Vale do Rio Anços. Regresse a Pombal pela EN1.

voltar acima


Rota dos Dinossauros

De Pombal parta em direcção à freguesia de Santiago de Litém pela EN1.8. A poucos kilómetros da sede de freguesia vire à direita em direcção ao lugar de Andrés. Aqui se encontram as jazidas jurássicas onde foi descoberto um exemplar de "allosaurus fragilis" o primeiro dinossauro desta espécie, descoberto fora do território norte-americano. Enquanto passeia pela freguesia aproveite para contemplar a incrível paisagem do vale do Arunca e as vistas para a Serra da Sicó.

De seguida rume para Norte, em direcção à freguesia de Vila Cã. No centro da sede de freguesia, junto à Igreja Paroquial encontra-se um freixo de porte imenso com mais de 600 anos. Enquanto visita Vila Cã, aproveite para ver o único moinho de vento da freguesia e, em seguida, rume em direcção à Senhora das Virtudes. A capela, apesar das suas linhas simples, ostenta uma grande beleza.

Continue a viagem em direcção ao IC8, atravessando-o para visitar a aldeia mais antiga do concelho de Pombal. Construídas com a pedra da Serra da Sicó, as edificações da Aldeia do Vale são únicas no nosso concelho. Aproveite para subir um pouco a Serra e deitar uma vista de olhos entre as pedras espalhadas pela encosta. A quantidade de fósseis na encosta da Sicó é tão grande que talvez encontre um "tesouro" que testemunhe a história remota desta região. Regresse a Pombal pelo IC8 ainda a tempo de um bom jantar num dos muitos restaurantes da cidade.

voltar acima

Criado por: